Projectos

Projectos

Os projetos abaixo são exemplos da participação de docentes do Iscte em colaborações com a Administração Pública e linhas de investigação relacionadas com temas do interesse público.


RESETTING

Este projeto visa facilitar a transição para modelos operacionais mais resilientes, circulares e sustentáveis ​​das empresas de turismo europeias através do teste e da integração de soluções inovadoras de base digital que reduzam encargos desnecessários, melhorem a qualidade da experiência turística, contribuam para a descarbonização de o sector do turismo e um crescimento económico mais inclusivo – não só para as pequenas e médias empresas mas também para os residentes dos destinos.


IoT for Smart Cities + R & D Projects on smart {cities, buildings, education and health}

Através da conceção de uma solução tecnológica dinâmica (plataforma) para transferência de conhecimento e troca de experiências disponibilizada a uma rede de clusters de PME do turismo em seis países, este projeto irá demonstrar como a digitalização pode acelerar a inovação e a adoção de novas soluções de sustentabilidade neste setor constituído principalmente por pequenas empresas com recursos limitados para a aquisição de novos conhecimentos.


Estudo para o conhecimento da fraude nos fundos estruturais em Portugal

O presente estudo contribui para o conhecimento da realidade, a avaliação do risco e a definição de estratégias de prevenção de fraude associada ao uso dos fundos Europeus em Portugal. 


Non-compliance Monitoring and Alert

O projecto, pretende contribuir para determinar a capacidade de previsão de incumprimento de metas a partir de dados de candidaturas usando técnicas de Aprendizagem Automática.


Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos

O projecto, desenvolvido em colaboração com as agências públicas portuguesas IAPMEI e AICEP, pretende contribuir para a melhoria da gestão dos incentivos ao investimento empresarial, recorrendo a várias abordagens de aprendizagem automática que permitem identificar níveis de risco operacional e estratégico dos projectos, nas fases de análise de candidaturas e de verificação de pedidos de pagamento.


Avaliação da exposição humana à poluição atmosférica para alterar o modo de deslocação da população nas cidades

O projeto ExpoLIS pretende desenvolver um sistema, composto por uma rede de sensores montados em transportes públicos, para monitorização e previsão da qualidade do ar na cidade de Lisboa. O projeto visa também o desenvolvimento de ferramentas para visualização dos dados recolhidos e planeamento de rotas saudáveis. Este projeto é uma iniciativa conjunta do IST e Iscte, com a colaboração da CARRIS. 


BALCAT

Este projeto procura a automatização do processo operacional da Polícia Judiciária de catalogação de imagens fotográficas e comparação com o banco de imagens existente, nomeadamente na área da balística, permitindo uma correspondência rápida entre o invólucro e a arma utilizada.


SeaITall

Pretende desenvolver um sistema que integra um conjunto de soluções para a monitorização e controlo de atividades pesqueiras, tirando partido de reconhecimento de imagens por computador e de análise de big data nomeadamente através da identificação dos padrões de embarcações.


AIM Health

Prevê o desenho de uma ferramenta de recolha de dados, onde serão recolhidas variáveis fisiológicas (tosse, respiração, temperatura, frequência cardíaca, saturação de O2, atividade física). Esses dados, depois de anonimizados, serão processados de forma segura visando a deteção de fenómenos ligados à exposição pandémica de cidadãos de risco.


Sus2Trans

O projecto investiga os tipos de estratégias de descarbonização que cumprem o Acordo de Paris e examina as estratégias de transição de baixo-carbono com maior potencial transformador. Com o auxílio de ferramentas de text mining, o projecto analisa o modo como o tecido económico e empresarial está a preparar a transição e identifica as áreas que estão a liderar ou a atrasar a mudança.


Lisboa Aberta (CML)

Participação com +5 teses de mestrado nos seguintes desafios Lisboa Aberta: Redes de Comunicação LORA, Gira. Bicicletas de Lisboa, Sistema de Gestão de Remoção de Resíduos, Mobilidade.